Please wait..

VENDA DE ACTIVOS DA VALE À VULCAN RESOURCES: Estado encaixa 20 milhões de dólares com as mais-valias

O GOVERNO espera arrecadar 20 milhões de dólares americanos com as mais-valias da venda das acções da Vale à empresa indiana Vulcan Resources na mina de carvão de Moatize, em Tete, e do Corredor Logístico de Nacala.

A informação foi revelada ontem, em Maputo, pelo ministro dos Recursos Minerais e Energia, Carlos Zacarias, momentos após o Presidente da República, Filipe Nyusi, ter recebido em audiência o representante da Vulcan Resources.

Na ocasião, o ministro referiu que a operação da venda das acções foi feita em determinadas condições e ficou acordado que a transmissão está sujeita às mais-valias, calculadas em 20 milhões de dólares.

Acrescentou que neste momento podem existir percepções diferentes sobre o valor, estando em curso um diálogo entre a Autoridade Tributária e a Vale, na qualidade de vendedora, para a clarificação e entendimento do montante real.

Na ocasião, o governante disse que a empresa Vulcan Resources reafirmou, perante o Presidente da República, o seu compromisso de manter os recursos humanos e todos os investimentos para continuar com a produção de carvão que será vendido no mercado internacional.

“Esta companhia é uma das principais produtoras de aço a nível mundial e, sendo o carvão uma das componentes, podemos esperar que este minério seja comercializado à Índia”, disse. O governante indicou que o país tem grandes investimentos na área dos recursos minerais, especificamente no carvão, onde a Vale operava as minas de Moatize e o Corredor Logístico de Nacala. Tendo saído a Vale, há necessidade de entrada de novo operador.

Refira-se que a Vulcan Resources é subsidiária 100 por cento da Vulcan International, com ligações accionistas a uma das maiores produtoras de aço do Médio Oriente, com um portfólio diversificado de produtos e alcance de mercado global em mais de 25 países em seis continentes.

O grupo actua em responsabilidade social corporativa e acções filantrópicas, com principal foco no atendimento das necessidades de saúde, segurança operacional, subsistência e infra-estruturas rurais com objectivo de contribuir para um impacto positivo nas comunidades onde actua e nos países em geral.