Please wait..

Tete comercializa900 mil toneladas

Tete comercializa900 mil toneladas
Jornal Noticias

MAIS de 900 mil toneladas de produtos agrícolas diversos foram comercializados na província de Tete no primeiro semestre deste ano, o que corresponde a 54,5 por cento do cumprimento do plano, que prevê a venda de 1.7 milhão na presente campanha de comercialização, iniciada em Abril último.

O facto foi revelado ontem, na vila de Luía, sede distrital de Chifunde, pelo governador de Tete, Domingos Viola, quando falava num comício popular realizado à margem do VIII Feira Provincial. Na ocasião, realçou que contribuiu para o alcance destes números a aposta em feiras agro comerciais.

“Pouco mais de 44 mil toneladas de produtos agrícolas comercializados foi em resultado das feiras que temos estado a promover em vários postos administrativos de todos os distritos da nossa província”, sustentou. Explicou que a feira provincial realizada em Luía foi, na verdade, uma preparação da província de Tete para a Feira Internacional de Maputo (FACIM), agendada para Agosto próximo, tendo elogiado os expositores por apresenta Realização de feiras dinamiza a comercialização agrícola em Tenterem as várias potencialidades desta região.

Destacou que a indústria de farinha de milho tem estado a aumentar na província, alertando que nos próximos anos não será necessário levar este produto bastante produzido em Tete para o seu processamento noutros pontos do país, representando um crescimento desta parcela. Instou as indústrias de processamento para firmarem contratos com os produtores ao nível de todos os distritos que já evidenciaram ter capacidade de produzir vários tipos de produtos agrícolas, como o milho, gergelim, variedades de tubérculos e não só.

Viola fez, durante a feira, a entrega de insumos agrícolas, como sementes e instrumentos de produção, a cerca de 300 famílias de Chifunde, para além de cabritos para 10 famílias. “Estes cabritos não é para fazerem caril, mas sim para criarem.

Assim que tiverem as primeiras crias devem tirar um casal e dar a uma outra família. Queremos, como Governo, massificar ainda mais a criação do gado caprino, porque a nossa província é reconhecida como a que produz o cabrito mais saboroso do país”, incentivou.

 Fonte: Jornal Noticias