Please wait..

Tanzanianos compram açucareira dona de Xinavane e Mafambisse

Tanzanianos compram açucareira dona de Xinavane e Mafambisse

A empresa Kagera Sugar, da Tanzânia, poderá comprar acções na Tongaat Hulett, compahia sul-africana, que detêm as açucareiras de Xinavane, na província de Maputo, e de Mafambisse, na província de Sofala, tendo apontado a modernização e expansão das fábricas como prioridade visando a eficiência das unidades produtivas, escreve o portal sul-africano Moneyweb.

A Kagera Suger foi a firma escolhida para ficar com os activos da Tongaat, de um grupo de oito companhias que manifestaram interesse no negócio.

Com a operação, a companhia tanzaniana será parceira da contraparte sul-africana nas actividades de produção que a Tongaat Hullet detém em vários países da África Austral.

A Hullet já fez saber que a entrada da Kagerá nos seus negócios vai incluir as operações no Zimbabwe, Moçambique e Botswana.

A companhia sul-africana não especificou os valores envolvidos no negócio com a contraparte tanzaniana, nem se pronunciou sobre o seu futuro na bolsa de Joanesburgo, a JSE.

A procura de um parceiro estratégico faz parte das condições impostas à Tongaat Hullet pelas autoridades sul-africanas, no âmbito da operação de resgate da empresa, dada a conjuntura financeira difícil em que a companhia mergulhou.

A Kagera é a terceira maior açucareira da Tanzânia e conta com financiamento da Norfund, uma instituição financeira de apoio ao desenvolvimento da Noruega.

Além da Tanzânia, a Kagera opera igualmente na RDCongo e no Médio Oriente, onde detém activos em açucareiras e refinarias.

Fonte: Jornal Savana