Please wait..

Moradores pedem escolas

PAIS e encarregados de educação acreditam que a construção de escolas dos ensinos primário e secundário irá minimizar o sofrimento que os seus filhos enfrentam. A nossa Reportagem apurou que as crianças percorrem cerca de cinco quilómetros para alcançar a escola primária mais próxima da zona – a de Muthimacanha -, enquanto as do nível secundário recorrem à Escola Secundária de Teacane, em Mulhako.

No único colégio privado existente em Natikiri, a mensalidade é considerada elevada por muitos pais e encarregados de educação de baixa renda. Apurámos que, no período chuvoso, as crianças que estudam na Escola Primária de Muthimacanha enfrentam muitas dificuldades, correndo até o risco de serem arrastadas pelas águas ao tentarem atravessar o leito de um riacho existente na zona. Cornélio Chongo, aluno da 8.ª classe na Escola Secundária de Teacane, disse que a distância que percorre a pé de casa ao estabelecimento de ensino é desgastante.

Pediu às autoridades para construírem uma escola deste nível na zona, para minimizar o sofrimento dos alunos. Chongo disse que gasta, diariamente, pelo transporte de táxi-mota 30 meticais e chega à escola empoeirado.