Please wait..

Manuel Chang, de malas prontas para os EUA, será escoltado por agentes do US Marshall

Manuel Chang, de malas aviadas para os EUA, será escoltado por agentes do US Marshall
Carta MZ

A partida de Manuel Chang para os Estados Unidos da América (EUA) será entre hoje, amanhã e segunda-feira. A data exacta não é precisa, eventualmente por razões de segurança. Mas a viagem será realizada entre os dias 8 e 10 de julho tal como “Carta” avançará na semana passada.

Nossa fonte foi um ofício do Departamento de Justiça e Desenvolvimento Constitucional da Procuradoria do Estado em Joanesburgo, datada de 30 de junho e enviada às partes do caso, com o seguinte teor:

O Departamento foi informado pela INTERPOL-Pretória que estão em contato com o US Marshall Service e que o Sr. Chang será entregue às autoridades dos EUA durante o período de 8 a 10 de julho de 2023. Isso também foi confirmado pela Sra. Lerner do Departamento de Justiça dos Estados Unidos”. Sic

Recortes desse ofício ilustram este texto, para benefício dos leitores.

O US Marshals Service é o organismo responsável por realizar extradições para os Estados Unidos de países estrangeiros e por apoiar extradições para países estrangeiros dos Estados Unidos – “uma tarefa complexa que envolve a coordenação entre o Departamento de Justiça-Escritório de Assuntos Internacionais (DOJ-OIA), o Departamento de Estado, governos estrangeiros, embaixadas dos EUA e escritórios distritais do U.S. Marshals Service.

O processo de extradição envolve liberação do país, avaliações de ameaças e providências de segurança, providências de viagem e qualquer avaliação e acomodação médica necessárias”, lê-se no seu website.

Fonte: Carta MZ