Please wait..

MAIS ÁGUA CHEGA AOS CENTROS DE REASSENTAMENTOS DAS VÍTIMAS DO CICLONE IDAI EM SOFALA

MAIS ÁGUA CHEGA AOS CENTROS DE REASSENTAMENTOS DAS VÍTIMAS DO CICLONE IDAI EM SOFALA
MOPHRH

Foram oficialmente entregues, neste sábado, 24 de Junho, os Sete Sistemas de Abastecimento de Água nos bairros de Reassentamento de Búzi, Nhamatanda e Dondo construídos no âmbito da recuperação e reconstrução das populações afectadas pelo ciclone Idai em Sofala. No acto, foram apeladas as lideranças locais para uma estruturação adequada e uma gestão sustentável dessas infraestruturas, visando à melhoria da qualidade de vida da população.

A construção dos 07 sistemas, sendo Búzi (05), Nhamatanda (01) e Dondo (01), contou com a participação do Governo de Moçambique e Parceiros, com destaque para o Banco Africano de Desenvolvimento que até agora “disponibilizou 52 milhões de dólares, para financiar o Programa de Emergência e Recuperação Resiliente (PCIREP) para intervir nos Sectores de Estradas, Energia, Meteorologia, Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Água”.

Segundo o Ministro das Obras Públicas, Habitação e Recursos Hídricos, Carlos Mesquita, que orientou a cerimónia, todos nós somos desafiados a manter em destaque a agenda da resiliência e adaptação às mudanças climáticas, incluindo a questão do financiamento, tendo destacado que, “o trabalho realizado até ao momento é significativo, com 75% do trabalho físico concluído e cerca de 60% dos recursos financeiros desembolsados”, sendo notáveis:

“No sector agrícola, mais de 26.800 produtores foram beneficiados com diversos insumos, como sementes, agroquímicos, kits de irrigação e ferramentas agrícolas. No sector de estradas, foram adquiridos e montados 240 metros lineares de pontes metálicas em Nampula e Cabo Delgado, com outros 630 metros lineares em construção em Sofala”, disse Mesquita.

Acrescentando, o Ministro das Obras Públicas disse que “no sector de energia, está em andamento a reabilitação de 65 km/110 Kv de linha de transmissão de energia entre Lamego e Guara-Guara, em Sofala. No sector de prevenção de risco de desastres, foram instalados um radar meteorológico e 11 sistemas meteorológicos de aviso prévio em diferentes províncias, enquanto no setor de agua, destaca-se “a construção de sete sistemas de abastecimento de água (furos multifuncionais) para além de estarem em andamento a construção de mais 13 sistemas”.

Por sua vez, o Governador de Sofala, Lorenço Bulha que esteve presente na cerimónia, reiterou o seu compromisso em continuar a garantir que no meio rural, povoados com maior densidade populacional tenham pelo menos uma ou duas fontes de água e afirmou que estas inaugurações irão contribuir para melhorar a taxa de cobertura.

Vale salientar que, de acordo com o Ministro das Obras Públicas, Habitação e Recursos Hídricos, Carlos Mesquita, para os próximos anos, está prevista continuação da distribuição de kits agrícolas, reabilitação o regadio de Murorwé em Sussundenga, montagem de oito pontes metálicas em Sofala e conclusão da reabilitação da linha de transmissão de energia entre Lamego e Guara-Guara.

Fonte:MOPHRH