Please wait..

Lideranças comunitárias podem ter papel de relevo

O PRESIDENTE da República, Filipe Nyusi, defendeu ontem um maior envolvimento das lideranças comunitárias locais e dos administradores distritais em actividades que estimulem o crescimento do turismo doméstico e internacional.

A ideia é trazer o contributo de todos os actores relevantes para este sector tido como catalisador da economia e uma das prioridades da agenda de desenvolvimento do país.

O Chefe do Estado, que falava ontem no seu discurso após a inauguração do Tribunal Judicial do Distrito Municipal KaNyaka, na cidade de Maputo, referiu-se às potencialidades turísticas desta ilha realçando ser um local de referência pelos seus habitats únicos que incluem florestas de dunas costeiras, mangais, plataformas arenosas e rochosas bem como ervas marinhas.

“Estes habitats são importantes para a vida de várias espécies desde a flora e fauna marinha passando por outras que oferecem um ambiente ideal para a investigação”, disse.

O estadista explicou também que a ilha de Inhaca, situada no distritomunicipal KaNyaka, constitui um atractivo para a prática do turismo porque possui uma grande biodiversidade terrestre e marinha, para além de ser parte integrante do destino prioritário de Maputo que se estende até a Ponta do Ouro.

“É em função das características ecológicas particulares da ilha que surgiu a estação de Biologia de Inhaca, fundada em 1950 e desde a Independência Nacional umbilica[1]mente ligada à Universidade Eduardo Mondlane”, frisou.