Please wait..

Holanda desembolsa fundos para proteção costeira na Beira

Erosao

Em Nova Iorque GOVERNO holandês comprometeu-se, quinta-feira, em Nova Iorque, Estados Unidos da América (EUA), a desembolsar 30 milhões de dólares para o financiamento do projeto destinado a garantir a proteção costeira da cidade da Beira, província de Sofala. A iniciativa, orçada em cerca de 60 milhões de dólares norte-americanos (15 milhões serão concedidos pelo Banco Mundial e igual valor pelo Banco de Desenvolvimento da Alemanha KFW), será implementada por uma empresa pública holandesa denominada “Invest International”, e irá abranger cerca de quatro quilómetros de costa entre o Estoril e a Praia Nova.

A mesma consiste ainda na construção de um muro de betão armado tendo, igualmente, sido já realizados estudos geofísicos visando a construção de diques contra as águas do mar. Para formalizar o desembolso, um acordo foi rubricado entre o Ministro Erosão costeira ameaça “engolir” a cidade da Beira Schreinemacher, entre outros participantes da Conferência da Água das Organização das Nações Unidas (ONU), realizada no mesmo dia, em Nova Iorque.

“Como sabemos, a cidade da Beira tem cerca de 800 mil pessoas que vão usufruir do benefício deste projeto, assim como com a criação de resiliência para as infraestruturas da urbe que está abaixo do nível médio das águas do mar”, disse Carlos Mesquita. O governante explicou ainda que do ponto de vista de estruturação do projeto em Junho próximo será lançado o concurso para a contratação do empreiteiro para logo a seguir se dar o início das obras. “Portanto, é uma iniciativa extremamente importante e acreditamos que durante o seu desenvolvimento iremos também contemplar o sector privado nacional para executar algumas obras desta empreitada”, afirmou o ministro. Salientar que a cidade da Beira tem sido uma das que tem sofrido os efeitos das mudanças climáticas em todo o país, tendo sido afetada pelos ciclones Idai, Kenneth e Freddy.