Please wait..

Governo Moçambicano Limita Número De Filhos Para Evitar Pobreza No País

Executivo de Filipe Nyusi activa “modo desnorte” e propõe solução da China Quer limitar o número de filhos para quatro por pessoa para combater a fomeSegundo o Governo, moçambicanos procriam muito, por isso o país não desenvolve. Segundo o Governo, moçambicanos procriam muito, por isso o país não desenvolve.

O Governo de Moçambique, por meio do Ministério da Economia e Finanças (MEF), propõe a redução do número de filhos como forma de combater a pobreza no país. Segundo o relatório do MEF, a taxa de dependência econômica é alta, com 100 pessoas dependentes de terceiros para atender às necessidades básicas a cada 250 pessoas em idade ativa.

O excesso de filhos é apontado como um dos fatores que contribuem para o fraco desenvolvimento do país, resultado do início precoce da procriação. Dados do Instituto Nacional de Estatística revelam que metade das mulheres são sexualmente ativas aos 16 anos e se casam aos 19 anos, o que influencia a tendência de terem muitos filhos.

O MEF sugere que cada moçambicano tenha no máximo quatro filhos até 2032, visando reduzir o número de pessoas pobres e improdutivas no país. No entanto, mesmo diante dessas projeções do governo, o número de pessoas em situação de pobreza e fome continua a aumentar, com mais de 12 milhões de moçambicanos vivendo com menos de um dólar por dia.