Please wait..

Enaltecido papel do braille na realização dos direitos humanos

O BRAILLE é um meio de comunicação que, para além de garantir a plena realização dos direitos humanos dos deficientes visuais, também é essencial para a alfabetização e aprendizagem, ao longo da vida, para a sua inclusão e integração social.

A importância desta forma de escrita foi feita por ocasião do Dia Mundial da Grafia Braille que, no nosso país, está a ser celebrada hoje sob o lema “Com o Braille Promovemos a Acessibilidade para as Pessoas com Deficiência Visual”.
O lema foi escolhido tendo em conta a necessidade da aglutinação de diferentes forças em prol da promoção deste sistema de escrita, por forma a erradicar as barreiras de comunicação e melhorar a participação das pessoas com deficiência visual em todas as frentes.

As comemorações, organizadas pela Associação dos Cegos e Amblíopes de Moçambique (ACAMO), em todas as províncias do país, envolverão, igualmente, as instituições públicas e privadas, devendo prolongar-se até ao final do mês de Janeiro.

Estas actividades têm por objectivo consciencializar a sociedade sobre a importância desta grafia na inclusão social das pessoas com deficiência visual, no contexto social, económico, cultural e científico.
O Sistema Braille é um código universal de leitura táctil e escrita, usado por pessoas cegas, inventado na França por Louis Braille, um jovem cego. Reconhece-se o ano de 1825 como o marco dessa importante conquista para a educação e a integração deste grupo.

Louis Braille, ainda jovem estudante, tomou conhecimento de uma invenção denominada sonografia, ou código militar, desenvolvida por Charles Barbier, oficial do Exército francês. O invento tinha como objectivo possibilitar a comunicação nocturna entre oficiais nas campanhas de guerra.

O Sistema Braille, utilizando seis pontos em relevo dispostos em duas colunas, possibilita a formação de 63 símbolos simples e 189 símbolos compostos diferentes, usados em textos literários nos diversos idiomas, como também nas simbologias matemática e científica em geral, na música e, recentemente, na informática.