Please wait..

Desportivo da Matola campeão provincial

  • RAIMUNDO ZANDAMELA

O DESPORTIVO da Matola é campeão provincial de Maputo. A proeza foi conseguida ontem após vitória por 2-1 diante da Escola de Sargentos das Forças Armadas (ESFA).

Em Tchumene, com grande ambiente no campo da Associação Black Bulls, valeu o bis do atacante matolense Mandoza, aos 19 e 53 minutos.

Um erro defensivo do central do Desportivo Eugénio permitiu que o ESFA chegasse ao golo por intermédio de Nelson (15’), que conseguiu driblar o guarda-redes contrário, colocando a bola num ângulo difícil.

A reacção ao golo sofrido foi imediata. A equipa orientada por Eduardo Jumisse conseguiu o empate numa jogada individual do artilheiro Mandoza, que descaído no flanco esquerdo galgou o corredor até à entrada da grande área e sem contemplações desferiu um “petardo” que deixou estático o guarda-redes Yurani (19’), estava feito o empate.

Mandoza viria a estar em destaque ao fazer a assistência com um cruzamento flectido para a grande área, mas Fenias não teve cabeça e destreza para fazer abanar as redes defendidas por Yurani, fazendo cabeceamento desenquadrado com a baliza. Estavam jogados 23 minutos.

Foi com o empate no marcador que os dois conjuntos recolheram aos balneários. À entrada para a segunda parte, assistiu-se a uma partida mais interessante, com as duas equipas a criarem mais oportunidades de golo, mas ineficazes na hora de visar a baliza. Contudo, os treinados de Jumisse tomaram as rédeas do jogo e dilataram o “score” à passagem do minuto 53, por intermédio de Mandoza, o autor do primeiro tento.

No cômputo geral, o duelo foi caracterizado pela gritante falta de eficácia dos contendores.

O resto foi festa! Basta lembrar que o Desportivo da Matola e ESFA dominaram as Séries A e B na primeira fase do certame, que durou sete jornadas. Os matoleses apuraram-se goleando na derradeira jornada o Clube da Manhiça por 3-0. Por sua vez, a ESFA venceu Timbercity FC da Moamba por 2-0. Mas já havia antes assegurado a qualificação.

O Desportivo da Matola concluiu os jogos da série com 11 pontos, superando os rivais Incomáti (10) e Amigos da Matola (9).

Já a ESFA terminou a primeira fase com 15 pontos, contra 10 de Jeito FC de Ressano Garcia e nove de Ximanganine FC, seus mais directos perseguidores.