Please wait..

Desconhecido vandaliza PT do Prédio Azul

PT vandalizado no Prédio Azul

UM indivíduo, cuja identificação não foi revelada, vandalizou na madrugada dem segunda-feira um Posto de Transformação (PT), cortando um cabo alimentador de baixada de cobre 4 por 16 no Prédio Azul, na cidade da Beira.
A situação deixou os moradores do edifício de 16 andares sem corrente eléctrica durante quase toda a segunda feira, enquanto a Electricidade de Moçambique (EDM) trabalhava para resolver o problema. José Luís, um dos guardas do prédio, contou que o indivíduo foi, entretanto, detido e na sua posse foram encontrados diversos instrumentos contundentes.

Segundo o director da EDM na Beira para a área de Serviço ao Cliente, Ferdinando Mucabar, a vandalização consistiu no corte do cabo de baixada do PT que, além de deixar os moradores sem energia eléctrica, causou à empresa um prejuízo de 500 mil meticais. Mucabar apontou que, para a reposição da energia naquele edifício, os técnicos da EDM precisaram de pelo menos seis horas de trabalho que considerou bastante aturado. Recordou que este é o terceiro caso de vandalização que ocorre este ano na cidade da Beira, que, no conjunto, causaram um prejuízo de aproximadamente um milhão e setecentos meticais.

Ferdinando Mucabar revelou-nos que, num dos casos, os malfeitores “deram-se mal” encontrando-se um deles hospitalizado no Hospital Central da Beira (HCB) em estado crítico. Os restantes membros do grupo ainda estão a monte. Comparativamente a 2021, Mucabar congratulou-se com o facto de, no presente ano, terem diminuído os casos de vandalização de infra-estruturas eléctricas.
Desejou que tal redução continue, contando, para o efeito, com a colaboração dos munícipes, aos quais pediu uma maior vigilância, participando pontualmente as acções do género para permitir a neutralização dos malfeitores