Please wait..

Cólera faz dois mortos

Cólera faz dois mortos
Jornal Noticias

A CÓLERA matou mais duas pessoas na província de Sofala e Nampula, elevando para 141 o cumulativo de óbitos desde a eclosão da doença, no início da época chuvosa de 20222023.

O boletim diário do Ministério da Saúde (MISAU) sobre a evolução da epidemia refere que 48 pacientes estão atualmente internados nas unidades sanitárias do país. Entre segunda e terça-feira, o MISAU também registou 64 novos casos, elevando para 31.940, o número cumulativo de pessoas infetadas.

Alguns distritos das províncias de Niassa, Tete, Manica, Sofala e Zambézia, continuam com casos cativos e apresentam o maior número de episódios a nível nacional. O documento aponta ainda para o registo de 63 altas, elevando para 31.740 o número de doentes que deixaram oleio hospitalar.

 A taxa de letalidade é de 0,4 por cento. Na semana passada mais nove distritos declararam o fim do surto da cólera, após um mês sem registo de novos episódios da doença. Tratasse de Marupá, na província do Niassa; Muanza, Cheringoma e Marigué, em Sofala; Tambara, Gondola e Macate em Manica, KaTembe e KaMubukwana, na cidade de Maputo.

Apesar dos resultados satisfatórios da resposta para o controlo da transmissão da doença nas comunidades, o que permitiu a redução dos episódios nas últimas semanas, alguns pontos do país ainda merecem atenção.

As autoridades sanitárias revelam que todas as províncias com casos cativos há uma tendência de redução de novos casos da doença, mas a preocupação prevalece nos distritos de Maganja da Costa e Gurué, na província da Zambézia; Nhamatanda, em Sofala; e Nacala Porto, em Nampula, uma vez que os números oscilam e se trabalha para identificar a fonte de transmissão.

 Dados avançados recentemente pelo sector da Saúde indicam que mais de 2,4 milhões de pessoas foram vacinadas contra a cólera no país, que lhes confere imunidade durante os próximos cinco anos.

Fonte: Jornal Noticias