Please wait..

Chuvas condicionam transitabilidade em Maputo

CINCO estradas, na província de Maputo, perfazendo cerca de 100 quilómetros, estão com a transitabilidade condicionada, devido às chuvas e/ou transbordo de rios. Trata-se das estradas R413, que liga Maragra a Calanga; R414 de Maragra a Machubo, no distrito da Manhiça; R-810, que parte de Moamba a Vundissa, em Moamba; R807, da antiga Coca-Cola a Matola-Gare, no município da Matola e R406 de Salamanga a Catuane, em Matutuíne.

A delegada da Administração Nacional de Estradas (ANE), Rubina Normahomed, apontou que já foram mobilizados empreiteiros para a manutenção de rotina nas estradas R413, R414 e R810 que estarão no terreno logo que as condições climatéricas forem favoráveis.

Disse que foram feitas intervenções de emergência na estrada R807, cortada por várias linhas de água, porém pretende-se contratar um empreiteiro para uma reabilitação de raiz. Normahomed indicou que, actualmente um troço da estrada R406, junto ao leito do rio Maputo, está inundado e completamente intransitável, daí que será necessária a construção de drenagens e a elevação da cota da via.

“No ano passado construímos, nesta estrada, seis aquedutos e elevamos a cota em meio quilómetro. Entretanto, há mais dois quilómetros por intervencionar”, contou. Segunda a delegada da ANE, para além das vias com a transitabilidade condicionada, espera-se intervir em toda a rede viária da província para garantir uma boa circulação.