Please wait..

Batata escasseia e cebola mais acessível

Batata escasseia e cebola mais acessível
Jornal Noticias

OS preços dos principais produtos frescos estão a reduzir no Mercado Grossista do Zimpeto, na cidade de Maputo, como resultado do aumento da disponibilidade da produção nacional e aumento das importações.

Até à tarde de quinta-feira, o saco de 10 quilogramas da cebola rondava entre 390 e 670 meticais contra os anteriores 580 e 700 meticais, enquanto a mesma quantidade de pimento passou de 520 para300 meticais. A caixa de 20 quilos de tomate, que era comercializada entre 550 e 850 meticais, pode ser adquirida entre 250e 600, dependendo da qualidade, facto relacionado à sua disponibilidade nos campos agrícolas de Boane, Goba e Campoane.

 O saco de 100 quilogramas do repolho, que custava três mil, teve o valor de aquisição reajustado para 1600 meticais; a caixa de 20 quilos de pepino registou redução de 170 meticais; e o quilo de feijão passou dos 45 para 35 meticais.

 Entretanto, a oferta da batata reduziu significativamente devido à interrupção do fornecimento por algumas farmes sul-africanas. A redução da disponibilidade deste produto concorreu para maior pressão e consequente subida do preço.

O saco de dez quilos do produto rondava os 400 meticais contra os anteriores 350.O presidente da Associação dos Importadores de Produtos Frescos e Agrícolas, Hermenegildo Rui, avançou que os membros têm trabalhado somente com duas farmes e há morosidade das autoridades competentes para despachar os camiões contendo os bens alimentares na fronteira do país vizinho.

 De acordo com o documento dos precários neste centro comercial, o valor de aquisição do galão de cinco litros de óleo mantém-se nos 900 e a caixa de 15 dúzias de ovos custa 1500 meticais.

Fonte: Jornal Noticias