Please wait..

Aumento do equipamento eleva número de inscritos

Aumento do equipamento eleva número de inscritos
Jornal Noticias

O AUMENTO de mobiles ID e o alargamento das horas de funcionamento dos postos de recenseamento eleitoral gerou uma melhoria no atendimento e aumento do número de recenseados.

 A constatação é do consórcio eleitoral “Mais Integridade”, que fez um balanço da quinta semana do decurso do recenseamento eleitoral. Esta entidade destaca também que os seus 68 observadores testemunharam o processo de inscrição de cerca de 40 mil eleitores, através de mais de três mil visitas a 905 postos de recenseamento em 27 municípios de todo o país.

O consórcio indicou, também, que viu melhorias do respeito pela regra da prioridade a mulheres grávidas e com bebés de colo, idosos e pessoas com deficiência. Apesar de se observar algumas melhorias, a organização adianta que um pouco por todo país continuam a ser reportadas irregularidades e ilícitos no recenseamento em curso.

Um dos exemplos é no município da Maxixe, na província de Inhambane, onde o Centro de Integridade Pública deu conta de uma chefe de quarteirão que foi encontrada com mais de 20 cartões em sua casa.

 “Ainda que reduzidos em relação às semanas anteriores, continuaram a ser reportados casos de priorização de cidadãos que não ficam nas filas, mesmo que tal não implique, necessariamente, o uso das chamadas “listas de prioridade”.

Na Escola Primária Completa de Namahera, cidade de Nampula, por exemplo, há professores e alunos que diariamente recenseiam-se sem ficar na fila. No caso do segundo grupo, os nossos observadores dizem que não se sabe até que ponto são, de facto, todos alunos”, afirma o consórcio eleitoral.

Face a estas constatações verificadas na quinta semana, recomenda a administração eleitoral a agilizar a resposta aos pedidos de assistência técnica pelas brigadas nos casos de avaria ou inoperacionalidade do equipamento e prestar atenção ao processo de emissão dos cartões de eleitor, que continua registar alguns problemas.

 Continuar a instruir as brigadas a respeitar a regra de prioridade às mulheres grávidas e com bebés de colo, idosos e pessoas com deficiência Igualmente deve reforçar as instruções às brigadas para o cumprimento do novo horário de funcionamento dos postos de recenseamento, para garantir maior atendimento aos cidadãos.

 “Educar as brigadas sobre o direito dos observadores à obtenção de informação sobre o processo eleitoral bem como reforçar a instrução às brigadas de informarem os inscritos sobre o período de exposição pública e verificação dos cadernos”, finaliza.

Fonte: Jornal Noticias