Please wait..

Admitidos 30 novos profissionais

TRINTA novos profissionais de saúde, entre médicos e enfermeiros, foram admitidos para reforçar os efectivos das unidades sanitárias da Ponta-Gêa, Macurungo, Chingussura, Munhava e Inhamízua, na cidade da Beira, em consequência do aumento de funcionários que testaram positivo à Covid-19.

Segundo o médico-chefe distrital da Beira, Manuel Seco, a nova contratação foi feita através do Serviço Provincial de Saúde (SPS), e visa aliviar a demanda e a sobrecarga de trabalho nestes hospitais.
De acordo com o interlocutor, neste momento 80 profissionais de saúde encontram-se infectados pelo novo coronavírus, facto que preocupa o sector, tendo em conta que estavam na linha da frente no atendimento e combate à pandemia.

Segundo o responsável, os funcionários em causa estão a cumprir o isolamento domiciliar, apresentando sintomatologia leve a moderada, devendo, apenas, cumprir com as recomendações médicas e o protocolo sanitário.
A cidade da Beira conta com um cumulativo de 1517 pessoas que acusaram positivo para o novo coronavírus e neste momento cumprem as recomendações médicas.

Em relação ao internamento, a fonte referiu que 13 pacientes se encontravam até terça-feira internados, apresentando um estado clínico estável e a receberem cuidados no Hospital da Mulher 24 de Julho, após terem testado positivo para a Covid-19.

Seco recordou que desde o início da Covid-19, a cidade da Beira conta com um cumulativo de 82 óbitos pela doença.
Questionado sobre a disponibilidade de material, tendo em conta a subida de casos e internamentos, respondeu que o sector dispõe de stocks de meios de colheita, testes e material médico-cirúrgico para fazer face à demanda.
Apelou a todas as pessoas que apresentem sintomatologia sugestiva à Covid-19 para se dirigirem aos centros de saúde, de modo a fazer a testagem e a saberem o seu estado, evitando, assim, que a doença se arraste paras o estado avançado.

Indicou que as pessoas que chegam às unidades sanitárias com sintomas sugestivos, como tosse, constipação, febres ou infecção na garganta, são submetidas ao rastreio e testagem para a Covid-19, de modo a conhecerem o seu real estado.